Breve Definição do Mito

Os mitos são histórias universais e atemporais que de certa forma, refletem e moldam nossas vidas - exploram os desejos, os medos, os anseios e fornecem narrativas que nos lembram qual é o significado da vida - através das suas simbologias.

Os contos e os mitos do mundo céltico são crenças antigas que estão graficamente preservadas em vários textos ou manuscritos, que vão desde o irlandês "Lebor Gabála Érenn - O Livro das Conquistas" ao Mabinogion - coletânea escrita em prosa, no galês medieval - baseado nas tradições dos primeiros contadores de histórias, conhecidos como bardos, na tradição druídica.

As histórias serviam como elemento de educação para os jovens da nobreza céltica, pois seus personagens heróicos forneciam um modelo de comportamento guerreiro, próprio para juventude da época. Contudo, os mitos também forneciam representações lendárias de personagens reais, tão marcantes que foram preservados tanto na poesia bárdica como na memória popular.

"Dizem que o que todos procuramos é um sentido para a vida. Não penso que seja assim. Penso que o que estamos procurando é uma experiência de estarmos vivos, de modo que nossas experiências de vida, no plano puramente físico, tenham ressonância no interior de nosso ser e de nossa realidade mais íntima, de modo que realmente sintamos o enlevo de viver. É disso que se trata, afinal, e é o que essas pistas nos ajudam a procurar, dentro de nós mesmos. Os mitos nos ensinam que você pode se voltar para dentro de si para captar a mensagem dos símbolos." Joseph Campbel.

Leia mais em: Os Contos e os Mitos Celtas

Bênçãos plenas do Céu, da Terra e do Mar!

Rowena Arnehoy Seneween ®

7 comentários

  1. Texto maravilhoso!!! Realmente, não buscamos sentido para a vida, mas sentido para nos sentirmos vivos! Bjao

    ResponderExcluir
  2. Obrigado meus queridos, Danny e Alessio... Beijos e muitas bênçãos!

    ResponderExcluir
  3. Querida Rowena, mais uma vez você está de parabens pelos seus textos tão bem escritos. Esse blog já se tornou um dos meus favoritos. Bençãos do ar, do mar e da terra!

    ResponderExcluir
  4. Pedro, mil vezes bem-vindo!
    Muitas bênçãos a todos nós... ;)
    Rowena.

    ResponderExcluir
  5. Muito bom o texto, realmente um blog que com certeza nos ajudara acrescentando inspiração pras nossas vidas...
    /|\

    ResponderExcluir
  6. Obrigado, Ivan!
    Buscando sempre a inspiração nos Deuses... Fàilte!
    Rowena.

    ResponderExcluir

2011 © Três Reinos Celtas - Todos direitos reservados.