As Espirais Celtas

As espirais celtas são encontradas em vários artefatos e construções antigas, o seu significado reside na beleza e na simplicidade dos seus traços. Geralmente, representam o equilíbrio do universo dentro de nós, ou seja, o equilíbrio espiritual interior e a consciência exterior.
Newgrange no Condado de Meath, Irlanda.
Os antigos túmulos megalíticos de Newgrange, Knowth, Dowth, Fourknocks, Loughcrew e Tara, na Irlanda, são exemplos maravilhosos de espirais, anterior aos celtas, conhecidos como "As Espirais da Vida" e que representam o ciclo da vida, da morte e do renascimento. Elas formam um padrão que começa pelo centro e se deslocam para fora ou para dentro, conforme a sua configuração. Os símbolos celtas, geralmente, são formados por espirais simples, duplas e triplas.

- Espirais Simples: As espirais em sentido horário representam o sol de verão (a expansão) e no sentido anti-horário o sol de inverno (a proteção). Representam os solstícios.

- Espirais Duplas: As espirais duplas representam, o equilíbrio, através dos equinócios da primavera e do outono.

- Espirais Triplas: As espirais triplas representam a união dos Três Reinos Celtas: Céu, Terra e Mar.

Os movimentos podem ser no sentido horário ou anti-horário.

As espirais com movimentos no sentido horário estão associadas ao Sol e à harmonia com a Terra ou movimentos que representam à expansão e à atração, em relação ao centro. Por outro lado, as espirais com movimentos no sentido anti-horário estão associadas à manipulação da natureza e aos encantamentos que visam à interiorização e à transmutação de energias, assim como a proteção.

Os símbolos indo-europeus são inspirações sagradas que ampliam a consciência, despertando sutilmente nosso interesse ancestral por essa misteriosa cultura, além de nos possibilitar acessar um mundo repleto de novas experiências. Enfim, as espirais da vida são movimentos que representam a criação e a eternidade da alma!

Bênçãos plenas do Céu, da Terra e do Mar!

Rowena A. Senėwėen ®

Extraído do livro Brumas do Tempo
Poesias, pensamentos e ritos druídicos
Todos os direitos reservados.


2 comentários

  1. Saudações!
    Seu blog está muito bonito e interessante.
    Vou aproveitar aqui para lhe dar os parabéns pelo seu livro Brumas do Tempo, vou querer um.
    bjs e sucesso.
    Karina.

    ResponderExcluir
  2. Karina, minha querida, obrigada pelo carinho e incentivo! Sinta-se em casa e venha sempre... Beijos e muitas bênçãos!!!

    ResponderExcluir

2011 © Três Reinos Celtas - Todos direitos reservados.