A Oração

Uma meditação poética, uma poesia ao meditar...

A oração é a gratidão em ação!

Práticas de oração e devoção são essenciais à vida espiritual druídica. Recitadas em voz alta ou silenciosamente, a oração flui através de uma conversa sincera com os Deuses, que também pode ser aos ancestrais ou aos espíritos da terra, para agradecer as bênçãos do dia, o alimento sagrado ou a força para enfrentamos à jornada.

A vibração da palavra entoada, tal como um mantra, cria uma forte energia de comunhão com o divino, emitindo irradiações de amor e reciprocidade entre os mundos, ao ponto de despertar a consciência para a grandiosidade do cosmo em nós, tal como uma pedra ao ser atirada nas águas calmas de um lago, criando ondulações que vão aumentando gradativamente em torno do centro. Assim funciona a oração, ao romper as barreiras do imaginável.

A oração também pode ser direcionada aos Deuses patronos de afinidade, conforme nossas necessidades que mudam com o passar do tempo ou aos Deuses regentes da estação. As orações não precisam ser limitadas, cada um de nós é livre para criá-las, seja durante as práticas diárias ou nas celebrações do ano.

Geralmente, pensamos que orar é apenas um ato de pedir, mas isso acaba se tornando uma fé quase que infantil; basicamente em torno de uma troca ou barganha para com a divindade, algo muito comum nas religiões cristãs. Já no paganismo, a oração é vista como uma herança ancestral, que além de expressar o sentimento de gratidão, também nos ajuda a manter o equilíbrio físico, mental e espiritual. Além disso, podemos proferi-las em suas línguas de origem, mantendo a força da vibração da palavra original como acontece, por exemplo, no Budismo ou no Reconstrucionismo Celta, que busca resgatar as línguas celtas.

Particularmente, adoro o gaélico, apesar de ainda estar longe de conseguir recitar alguma oração completa nessa língua. Por enquanto, faço meus agradecimentos de forma espontânea e utilizo a oração Altú Págánach (Bênção Pagã), só que na versão traduzida:

"Na presença do meu povo,
Desde o começo da vida,
Na visão dos Deuses
E dos não-deuses,
Em homenagem à imensa
Generosidade do universo,
Eu agradeço a minha parte."

Que assim seja!

Fonte: 20° Dia Druídico: Oração

Rowena A. Senėwėen ®

0 comentários

2011 © Três Reinos Celtas - Todos direitos reservados.