Miranda Green (em "Dictionary of Celtic Myth and Legend", p. 134), considera que a própria coruja poderia ser uma lembrança de uma deusa com aspectos ctônicos e de fertilidade. Green segue nesse ponto Anne Ross, que menciona a representação de uma deusa não especificada, que não seria Minerva, em monumentos galo-romanos, na companhia de uma coruja. O raciocínio é o seguinte: os egípcios tinham deuses animais. Com o tempo, muitos desses deuses ganharam aspecto semi-humano; passaram a ser representados com corpos humanos, mas conservaram as cabeças dos animais que eram suas manifestações mais antigas, como Hórus com cabeça de falcão e Anúbis com cabeça de chacal.
Os celtas também adoravam deuses representados como animais. Quando esses deuses passaram a ser representados sob a forma humana (provável influência mediterrânea), a imagem da deidade era acompanhada pelo animal a ela antigamente associado.
Na Escócia e em Gales, a coruja possui nomes pouco agradáveis. Para os escoceses, ela é a "cailleach oidhche" (bruxa da noite). Para os galeses, "aderyn y corff" (ave-cadáver).
Em uma lenda bretã, a carriça desce ao inferno para obter fogo para os pássaros. Ela volta de lá trazendo uma brasa no peito. Ao voar para fora do inferno, a brasa salta e queima a cauda da carriça. Em agradecimento, cada uma das outras aves lhe dá uma de suas penas, exceto a egoísta coruja, que se recusa a oferecer o presente. Os outros pássaros ficam tão enfurecidos que a expulsam e condenam a voar sozinha pela noite.
E no Quarto Ramo do Mabinogion existe a menção à Blodeuwedd .
Bellovesos /|\
A coruja também está presente no conto de Culhwch e Olwen do Mabinogion, um dos quatro animais que auxiliariam no resgate de Mabon, filho de Modron e de acordo com os mitos galeses, foi sequestrado de sua mãe, quando tinha apenas três noites de vida. Para os antigos, ela representa sabedoria.
Créditos da imagem: Jen Delyth
Bênçãos do Céu, da Terra e do Mar!
Rowena A. Senėwėen ®
Pesquisadora da Cultura Celta e do Druidismo
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