Alguns dos Tesouros da Irlanda

"O mais popular *cairn da Irlanda é sem dúvida o Brú na Bóinne, ou Newgrange, que é famoso pelo espetáculo anual que o sol, ao nascer na manhã do Solstício de Inverno, realiza. Ele adentra através de uma estreita passagem, iluminando a câmara interna e desenhando no chão da tumba uma espécie de obelisco de luz apontado diretamente para o que parece ser um altar central. Newgrange é datado de 3200 a.C. aproximadamente, o que o faz mais antigo que Stonehenge.

Os cairns de Carrowkeel, onumentos megalíticos irlandeses, sgundo datações por carbono 14, também são muito antigos, possuindo, como Newgrange, entre 5400 e 5100 anos de idade, o que significa que também são 500 a 800 anos mais velhos do que as pirâmides do Egito.

Ao longo das diferentes ondas de povos que foram encontrando seu lar na Irlanda, esses cairns foram apropriados, e utilizados de várias formas. Alguns, como o Heapstown Cairn e o próprio Brú na Bóinne, que diz-se ser o lar de deuses como o Daghda e Oengus mac Óg, tornaram-se foco de lendas. Outros foram utilizados de forma muito prática e direta, como o de Knowth, que em certa época teve uma cidade construída em seu topo, e suas câmaras internas utilizadas como rota de fuga subterrânea a ser utilizada em caso de ataque ou invasão." - Por Laise Ayres.

*Cairn: se refere a uma pilha de pedras feita pelo homem.

Um pouco mais sobre o tema: Complexo megalítico de Lough Arrow.

Rowena A. Senėwėen ®
Pesquisadora da Cultura Celta e do Druidismo

0 comentários

2011 © Três Reinos Celtas - Todos direitos reservados.