Povos Originários: Os Ancestrais da Terra

Aos Ancestrais da Terra e à memória dos Povos Originários, ofereço neste dia a inspiração e a reflexão através do texto da amiga e escritora Lydia Gomes: “Há milênios, os Povos Originários habitam as terras hoje consideradas brasileiras.
Somente a partir do século XVI, com a colonização portuguesa, estes povos passaram a ser chamados de indígenas. Ao longo de cinco séculos, os Povos Originários têm sido explorados, violentados, escravizados, comercializados, caçados, humilhados e exterminados.

Seus direitos adquiridos são continuamente suprimidos e/ou ignorados. Suas terras ainda sofrem ataques. Seus costumes e crenças ainda são menosprezados por muitos. Suas necessidades continuam sendo esquecidas.

Se você pensa em índios tal qual lhe foi ensinado na escola - acreditando que a catequese forçada salvou suas almas, que a europeização os deixou mais próximos do que muitos consideraram como humano, que não deveriam existir direitos específicos tampouco a demarcação de terras -, talvez seja importante fazer uma reavaliação profunda dos seus conceitos; sugiro começar pelo espelhamento de situações e acontecimentos.

Contudo se, por outro lado, graças a um profundo senso de empatia e/ou uma maior consciência a respeito de diversidade e direitos humanos, você consegue, hipoteticamente, se colocar no lugar de cada ser oriundo dos Povos Originários, compreendendo o quão terrível para eles tem sido a violação de seus corpos, suas aldeias, seus costumes, suas vidas, este é o tempo exato para fazer sua voz ser ouvida em meio ao coletivo.

Fale sobre o assunto com seus familiares e amigos. Pesquise o que vem sendo feito no país, por instituições privadas e organizações não governamentais, em benefício dos Povos Originários.

Pesquise como governos de outros países têm se empenhado para reverter os danos por séculos de colonizações e use o resultado de suas pesquisas para cobrar ações públicas pertinentes e eficazes - bem diferentes do que tem nos apresentado o atual governo federal.

Some sua voz às vozes dos Povos Originários do Brasil.”

Que assim seja!

Rowena A. Senėwėen ®
Todos os direitos reservados.

0 comentários

2011 © Três Reinos Celtas - Todos direitos reservados.