Druidismo: Jornada da Alma

Entre fontes clássicas e acadêmicas, o Druidismo moderno emerge das sombras à luz da inspiração. Entrevista que fiz com Samuel Souza de Paula do Canal Consciência Próspera. Fáilte!



O que é Druidismo?

Podemos dizer que o Druidismo moderno é uma espiritualidade renascida e inspirada nesses antigos sacerdotes celtas, os Druidas – apesar de nem todas as tribos os reconhecerem através deste nome. O Druidismo é visto como um conjunto de práticas religiosas e movimentos filosóficos que surgiu a partir do séc. XVIII. Sendo assim uma religião politeísta, um caminho espiritual baseado no estudo da cultura céltica e nas gnoses pessoais, centrado na força da terra, que honra os espíritos da natureza, seus ancestrais, os Deuses antigos e que respeita toda a diversidade, na visão moderna.

Druidismo multifacetado

Com a crescente busca pelas antigas crenças europeias, a partir dos anos 80/90 surge o reconstrucionismo celta que é um movimento religioso e cultural que visa reconstruir e reviver de forma moderna as crenças dos celtas pré-cristãos, junto ao contexto do Druidismo histórico, respeitando as diferenças culturais e regionais desses povos.

Há várias formas de vivenciar o Druidismo moderno e uma delas é por meio do estudo dos seus mitos. Os celtas além de guerreiros e cultivadores, acreditavam em poderes mágicos que permeavam todos os aspectos da sua vida e que conjuravam para fins benéficos através de rituais cíclicos com a recitação dos mitos: as lendas sagradas que revivem a memória de suas divindades, ancestrais e espíritos da natureza.

Bênçãos de Centramento

Centrados nos poderes do Céu, Terra e Mar
Sinta o seu corpo agora ser abençoado.
Que haja paz e alegria ao reconhecer
Todos os sentidos deste limiar sagrado.

No bosque, onde os reinos se encontram
Deixe a inspiração divina te levar para casa.
Permita-se vivenciar o mistério além das palavras

O universo das possibilidades, a jornada da alma
Em torno da presença dos Deuses e não-deuses.
Bíodh sé... Que assim seja!

Rowena A. Senėwėen ®
Todos os direitos reservados.

0 comentários

2011 © Três Reinos Celtas - Todos direitos reservados.