Matrona (uma figura gaulesa ou continental) está profundamente associada com o rio Marne, na França e há uma figura em Gales, Modron, que representa a mãe divina do filho divino, Mabon, mencionado com destaque no conto de Culwch e Olwen.
Há referências em todo o continente sobre as Madres (Matronae) e, sobretudo, na Renânia e na Gália Cisalpina. A iconografia agregada a estas figuras incluem, mas não se limitam apenas a isso, longas túnicas, por vezes, mostrando um seio ou acompanhada de bebês, crianças pequenas, fruta, pão e semelhantes. (Green 1992, 155).
Existem, por exemplo, o Comedovae Matres, em Aix-les-Bains, e a Matres, venerada em Chicester, Inglaterra, o Griselicae Matres de Greouls, no sul Gaul, o Nemausicae Matres, o Aufaniea Matronae da área Reno, o Vacallinehae Matronae e uma série de outros locais baseados em fertilidade femininos relacionados às divindades femininas, muitas vezes associadas com as crianças e representadas em três (Green 1992, 146-47). Você também vai notar que muitas delas (o Comedovae Madres, Madres Griselicae, eo Nemausicae) estavam intimamente associadas aos climas locais. (Green 1992, 160).
A arqueóloga Miranda Green menciona as imagens ao longo do muro de Adriano na Grã-Bretanha e inclui uma imagem da deusa tripla com um "bebê, um manto e equipamentos de banho" de Vertault, na Borgonha (155). Matraes / Matronae / Modron são figuras de soberania da terra. No entanto, há semelhanças muito fortes entre Modron e Mabon / Rhiannon e Pryderi e, claro, há uma tríade que descreve Branwen como uma das três grandes ancestrais da Grã-Bretanha. E dada a grande área envolvida e os números enormes de divindades femininas, precisamos ser cautelosos sobre evidentes generalizações.
Há muitas referências sobre a deusa-mãe, soberanas da terra, nos mitos irlandeses, um que vem à mente é Macha. Mas como Rhiannon, no mito galês, ou Modron, é arriscado rotular Macha como sendo exclusivamente uma "deusa-mãe." Ao fazê-lo, podemos cair no erro cometido por César e, infelizmente, um grande número de estudiosos hoje, usam a interpretação romana na tentativa de reduzir a abundância e a variedade das divindades celtas, a partir de uma variedade de áreas geográficas e épocas históricas para um esquema conveniente, organizado e classificado com base no panteão das divindades familiares de Roma."
Fonte: The Site for Celtic Studies
Tradução livre baseada na fonte de pesquisa.
Rowena A. Senėwėen ®
Pesquisadora da Cultura Celta e do Druidismo
0 comentários
2011 © Três Reinos Celtas - Todos direitos reservados.